Abril 2013

De regresso a casa…

por Miguel Pereira » 30 Abr 2013, 23:23

Boas! Confesso…já tinha saudades do meu rio! Passado todo este tempo voltei ao “meu” rio” e ás “minhas” trutas! Senti que o rio me tinha marcado “faltas injustificadas”, mas de quando em vez a vida prega-nos algumas partidas que nos fazem esmorecer, verdadeiras entras a pés juntos directas aos joelhos e tive também pelo meio a experiência de pescar no rio Vez…pelo que com muito esforço lá me entendi com ele!

miguel trutas 1

No sábado, fiz-me ao rio ao final da tarde… qualquer pescador de trutas tem um gosto especial por pescar nesta altura do dia! E com as temperaturas altas que se fizeram sentir durante a semana as expectativas eram altas. Mas nem tudo é como nós queremos, fomos presentados com um ar frio durante este fim-de-semana, que se tornava até incomodativo! Mas no abrigo do arvoredo o sol era quente, e a água não estava muito fria!

miguel trutas 2

E a comissão de boas vindas que tive, foi um espectáculo maravilhoso, num pequeno açude vejo muito mosquito em posturas no rio, passados segundos uma truta a mosquear….e assim consecutivamente! Um espectáculo lindo de se ver…apreciei-o durante uns minutos,enquanto as tentava enganar com outro “repasto”…

miguel trutas 3

Com a minha calma fui lançando para as sombras na margem oposta, sempre com a sensação que é naquele lançamento que algo nos vai surpreender! Depois de muito andar, e numas correntes mais fortes, consegui uma pequena truta, que prontamente devolvi ao seu habitat!Nuns lançamentos seguintes, e também numa corrente mais forte tiro uma, dona de uma energia própria de uma verdadeira autóctone, que ao segundo salto fora de água automaticamente se descravou. E à terceira foi de vez… consegui fotografar convenientemente uma das minhas amigas!

miguel trutas 4

Já era tarde…hora de dar por terminada a pescaria! Domingo pela manha, tinha um encontro de pescadores de trutas marcado em Cambra, na sempre excelente companhia de boa gente! Foi lançado o repto de deixar aquela zona do Alfusqueiro em repouso, algo que eu aceitei prontamente! Fomos até uma das recentes descobertas de um amigo meu…mais um local maravilhoso!

miguel trutas 5

miguel trutas 6

Fomos lançando, batendo as correntes o mais distante possível devido a clareza da água, mas acima de tudo fomos conversando, partilhando aventuras e descobertas desta época, desfrutando do momento e da paisagem maravilhosa! Trutas? Só uma…que na hora da foto saltou-me das mãos…

Mudamos de local e aí tive a adrenalina elevada ao máximo!  Num poço profundo, com uma corrente constante, depois de alguns lançamentos tenho um pequeno toque…mas de uma grande truta! Comento com o meu colega que havia vida por aqueles lados….insisti no mesmo local.

Passados mais uns 20 lançamentos, e a passar no mesmo local vejo um vulto a sair do fundo e a nadar em direcção a amostra! Era desta…cravei-a!!! Mas numa reviravolta inesperada e estando eu a uns 4 metros de altura, descravou….era uma truta linda, com um lombo invejável, seguramente truta para mais de kilo….fica para a próxima!

Regressamos para um almoço ao ar livre de Vitela de Lafões e de Cabrito assado… Deu bem para esquecer a perdida do dia…e repor as energias! Posta a conversa em dia,sobretudo sobre o futuro da pesca no concelho de Vouzela, lembrei-me de ir a um local para uma pesca rápida….1 hora no máximo!

E em boa hora o fizemos… Fiz uma boa captura…de cores espectaculares! Talvez a mais bonita da época….pelo menos para já!

miguel_trutas_7

Nada mais havia a fazer… o domingo já estava no seu final!

Foi bom regressar a “casa”….

Abraço

Ficha Técnica:
Cana: Grauvell Carbospin 140 3-20
Carreto: Mitchell Avocet 1000pf
Linha: Fendreel 0,145
Amostra: Comet nº 1 dourada com pintas azuis; agila nº1 cobre pintas pretas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *