Como rebobinar um carreto de spinning

A linha de um carreto deverá ser substituída pelo menos uma vez por ano. Se pescar com muita frequência, deverá até ser substituída mais frequentemente. Caso não se proceda correctamente ao enchimento da bobine, o mais certo é ter nós e cabeleiras desde logo nos primeiros lançamentos.

carreto 5

Para carregar um carreto de spinning o primeiro passo é colocar no chão a bobine com o novo monofilamento. É necessário determinar se deverá ser colocada com a etiqueta para cima ou para baixo de modo a minimizar a introdução de novelos ou voltas cruzadas durante o processo de enchimento. Esta acção será sempre necessária para cada bobine que se adquira, porque a direcção em o fio nela foi bobinado pode variar de bobine para bobine, mesmo dentro da mesma marca e modelo de linha. Os 3 passos seguintes detalham como determinar qual das faces da bobine deverá ficar virada para cima.

carreto 4

1. Olhe para o topo do seu carreto, e rode a manivela como se estivesse a recuperar linha. Repare em que sentido roda a asa do cesto em volta da bobine. A maior parte dos carretos de spinning efectua a rotação no sentido dos ponteiros do relógio.

2. Procure a ponta da linha na bobine de monofilamento e oriente a bobine de modo a que a ponta fique para cima e a etiqueta ou face da bobine fique virada para si.

3. Se a ponta da linha sai da bobine no sentido dos ponteiros do relógio (isto é, se a ponta da linha fosse uma seta, deveria apontar para a sua direita), então deverá colocar a bobine no chão com a etiqueta para cima. De contrário deverá colocá-la com a etiqueta para baixo. Se o carreto rodar no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio (o que é raro mas acontece), deverá inverter todo este principio.

Após este processo efectuado poderá começar a encher o carreto seguindo estes passos:

1. Passe a ponta da nova linha através dos passadores da cana ( basta 1 em meia cana) e ate-a à bobine do carreto com um Nó Arbor, tendo o cuidado de levantar a asa do cesto, só a baixando depois do nó estar efectuado.

no arbor

2. Segure a linha firmemente entre dois dedos (é conveniente usar uma luva ou um pano) e enrole 3 ou 4 metros de linha.

carreto 2

3. Pare o enrolamento e verifique se a linha desliza sobre ela própria. Se já estiver bem apertada pode começar a bobinar a restante.

carreto 3

4. Para um carreto de spinning, um bom método de proceder à bobinagem é pegar num pano macio de algodão e segurar a linha dentro dele á altura do primeiro passador da cana. Aplique a máxima tensão que puder de modo a que a linha não fique frouxa ou solta, e pode então rebobinar á velocidade que quiser.

5. Não encha nunca a bobine do carreto completamente. Deixe uma folga entre 4 e 6 milímetros para a borda da bobine.

carreto 1

Algumas Dicas

Para evitar embaraços na linha quando pesca, mantenha sempre a máxima tensão possível na recolha.

Se a linha se encaracola demasiado tem 2 opções: Se for de barco, retire a amostra e deixe sair bastante quantidade de linha para o mar enquanto o barco se desloca. Se estiver a pescar em terra, retire também a amostra, ate a linha a qualquer objecto fixo e afaste-se deixando a linha sair do carreto. Peça, depois de se afastar 100 ou 150 metros, a um companheiro que corte a linha junto ao objecto onde a atou, e recupere-a, não se esquecendo de aplicar a máxima tensão possível.

Não deixe pedaços de linha nas praias, no mar ou nos pesqueiros de rocha. Coloque-as nos recipientes de material para reciclagem.

Uma forma prática de poupar dinheiro ou fazer desperdício, é rebobinar a linha de um carreto para outro carreto ou outra bobine, ficando assim a parte da linha que nunca foi utilizada e estará em boas condições, pronta a pescar.

Um truque que utilizo muito para evitar o escorregamento da linha no inicio da bobinagem, é colocar um penso rápido na bobine do carreto antes de atar a linha.

Nota final: Todos os cuidados que se possam ter na preparação do nosso material em casa, nunca serão demais pois irão poupar muita chatice durante a pesca, e até muitas vezes evitar que um dia que se quer bem passado, se transforme num pesadelo e num dia estragado.

evite

Luís Vicêncio

Facebooktwittergoogle_plus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *