Março 2017

Abertura? Feito!
por Miguel Pereira» 02 mar 2017, 22:31

Boas! E pronto….o desassossego da espera de 6 longos meses terminou! Foi longa a espera, podem não acreditar mas na noite antes há sempre alguns tremores, algumas voltas a mais na cama… na verdade, as semelhanças com o comportamento dos miúdos a espera do Pai Natal é imensa! A ansiedade apodera-se mesmo do nosso pensamento…

Mas esse desespero, acabou e agora só há uma coisa a fazer! Pescar e mais pescar! Como sempre o regresso ao rio é sempre especial! Quer se queira quer não, voltar a um local que nos diz muito, é algo de…. excitante! E eu adoro voltar ao meu rio, ao meu recanto, ao meu silencio, ao meu refugio…e faço-o sempre com o entusiasmo de uma primeira vez …e tento desfrutar como se da ultima se tratasse!

Desta vez, o João acompanhou-me na abertura! E digo-vos que falta pouco para ficar apanhadinho de todo pelas pintonas!

O rio leva um caudal muito bom para a pesca….nem demais nem de menos! Mas vou ficar preocupado daqui a uns tempos, se não chover brevemente! Fui a um local, que apenas tenho na memoria de lá ir no dia da abertura, em 2012 creio, num ano de seca! A tonalidade da água, cristalina como sempre!

Fomos subindo o rio, aproveitando todos os instantes lá passados, lançando para todos os remanses, e locais mais “propícios” à presença de uma truta, mas não tínhamos a vontade delas do nosso lado!

Ninguém sentiu um único toque nos momentos iniciais… apenas quando chegamos ao primeiro açude, que tive a tentar enganar uma truta…que ainda se fez a amostra umas 3 vezes! Numa das quais ainda deu para ouvir o sorriso do João a assistir a cena…

Até que paramos para almoçar no melhor restaurante do mundo… na melhor mesa! Mas a pausa não nos trouxe nada de novo… caminhamos mais um pouco pelas margens….sempre com a esperança em alta, mas como tem sido hábito o dia da abertura não tem sido muito produtivo!

Um ou outro toque sentido mas nada de tirar uma foto a uma trutita!! Decidimos que aquele local estava feito…e fomos até um outro ponto! Sabendo que muito possivelmente já teria sido pescado!

Ao chegar ao carro, o João tinha feito o “tracking” e tinhamos nas pernas 6 km!!! Nunca pensei que fosse tanto! No outro local, mais do mesmo! Apenas um belo passeio pelo rio! E estava feita a abertura!

Hoje de manha, fiz-me ao rio novamente! Um outro local, e a esperança da estreia em alta! Sem pressas, insisti numa corrente…. e insisti….e a magia aconteceu!! Ai estava a primeira do ano…e uma estreia bastante auspiciosa!!!

Uma brava truta de 30 cm….que fez a estreia da Trapara!! Diga-se que se portou lindamente a cana! Escusado será dizer que um sorriso se apoderou de mim durante toda a manha…e se fosse para casa naquele momento ia em estado de felicidade absoluta!

Na gola de um açude, e novamente depois de insistir…

Muito bonita….não sou capaz e dizer que uma truta é feia! Estavam difíceis de atacar a amostra…. água fria talvez seja a justificação! O tempo estava bom para a pesca…enublado! Caminhei mais uns metros, sempre puxado pela vontade calcorrear rio… pelo prazer que esta pesca me dá! Numa corrente forte, uma arisca trutita… quis ver o sol!

E estão feitos os dois primeiros dias de pesca!! Amanha há mais!!

Obrigado ao João pela companhia!!

Abraço!

Pescadores: Miguel Pereira e João Duarte
Cana: Major craft trapara TPS562- ULX
Carreto: Daiwa exceller 2500
Fio: Trabuco T-line 0.18
Amostra: Mepps dourado e pintas azuis

Facebooktwittergoogle_plus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *