O 10° Torneio Nacional de Spinning e Corrico de Costa – Luis Vicêncio

O 10° Torneio Nacional de Spinning e Corrico de Costa – Luis Vicêncio, realizou-se no dia 19 de Maio, edição esta que que irá ficar para sempre na memória de todos, e é fácil de perceber o porquê basta olhar para a foto. A Praia da Vagueira, em Aveiro, foi palco de um espectáculo único, e até nos arriscamos a dizer inédito na pesca com amostras em Portugal.

Nunca em edições anteriores o número de participantes tinha atingido o impressionante número 100. Pois bem a 10º edição para além de de o ter atingido aumentou essa fasquia e muito! Os recordes são para serem alcançados e tem sido o que o PescaComAmostras tem feito nas últimas edições. O trabalho desenvolvido até aqui tem demonstrado isso mesmo.

Felizmente as previsões que antecederam o dia do evento não se confirmaram e depois de uma semana de alguma preocupação, o dia apresentou-se solarengo sem vento e com o mar a apresentar condições muito boas para a prática da modalidade.

As expectativas eram muitas e a boa disposição essa como sempre era constante como podemos comprovar na foto que se segue.

Ainda antes de se dar inicio a mais uma edição, estava a ser recolhida a rede da “Arte” Xávega, há quem chame a isto “arte”, o PescaComAmostras nunca o fará e será a única comunidade de Portugal a fazê-lo? Desde 2007 que existimos para mostrar que este nunca será o caminho. O 10° Torneio Nacional de Spinning e Corrico de Costa – Luis Vicêncio é um exemplo disso mesmo!

Como já é tradição os mais novos têm sido presença assídua em todas as edições e muitos deles já nos acompanham desde muito novos e é sempre espectacular ver o seu crescimento de ano para ano! O gosto pela pesca com amostras esse tem acompanhado o seu crescimento o que nos deixa satisfeitos e assim ajudar na nova geração de pescadores lúdicos.

Para além do número extraordinário de participantes tivemos também pela primeira vez em 10 edições a primeira senhora que como é óbvio merece toda a nossa admiração. E não ficámos por aqui porque um participante com um espírito jovem de “apenas” 83 anos de idade e um gosto antigo pela pesca com amostras fez questão de participar. Um exemplo para todos nós!

As capturas infelizmente não foram as que gostaríamos, e apenas 10 participantes tiveram a sorte de ver as suas amostras serem alvo de ataque. Estas mesmas capturas oscilaram entre pequenos peixes com 17 cm e o maior exemplar com 58 cm, tendo sido todos tratados com o mesmo apreço que merecem e podendo assim viver pelo menos mais um dia. Todas as capturas foram libertadas em perfeitas condições, depois de fotografadas e registadas, em forma de respeito pela natureza e como meio educativo de preservação da espécie.

Como habitual, o PescaComAmostras procura sempre transmitir conceitos básicos de sustentabilidade das espécies e de preservação e respeito pela natureza, através deste desporto que permite atingir diversas pessoas e gerações.

Terminado o torneio, seguiu-se o almoço de confraternização, este ano com um conceito completamente novo. Na nossa opinião melhor para o convívio integral entre os participantes. O humor e boa disposição prevaleceram, mesmo depois de uma manhã tão prazerosa quanto cansativa.

A entrega de prémios decorreu tranquilamente e, como já tem sido habitual, ninguém foi embora sem receber prémios de participação. Um a um, os nomes dos participantes que marcaram presença foram sendo chamados. Nesta edição e pela primeira vez foram atribuídos dois certificados, o primeiro há Sra. Maria Celeste de Pinho Resende Moreira a primeira participante feminina e o segundo uma menção honrosa ao Sr. Alberto Rosa Teixeira por ser o participante até à data com mais idade a participar.

Os mais pequenos como não poderia deixar de ser também tiveram direito a receber um prémio especial para a sua idade.

Dos 10 participantes que tiveram capturas, o merecido destaque vai para os três primeiros classificados:

1º Cláudio Morais  –  21 Pontos ( robalo com 58 cm)

2º Vitor Graça  –  18 Pontos (robalo com 55 cm)

3º Paulo Lopes  –  18 Pontos (robalo com 55cm)

Para além dos prémios gentilmente oferecidos pelos patrocinadores, tiveram também direito ao troféu do PescaComAmostras. O PescaComAmostras endereça o lisonjeado agradecimento às entidades, lojas e marcas que patrocinaram e apoiaram este evento, contribuindo para a sua singularidade no mundo do spinning. A todos, o nosso muito obrigado, realçando desde já a expectativa de, no próximo ano, contarmos novamente convosco!

Foi, acima de tudo, um momento de convívio e camaradagem, onde, para além de um evento com carácter desportivo e competitivo, se homenageou o nome de um grande Homem responsável por tudo o que hoje é o PescaComAmostras e que, infelizmente, já não se encontra entre nós: Luis Vicêncio.

Convidamos todos os leitores a passarem pelo site do PescaComAmostras e pelo Fórum em http://www.pescacomamostras.com/forum/

Visitem-nos e juntem-se a esta grande família. O registo é gratuito e está aberto a todos, 24h por dia, 7 dias por semana…esteja ou não bom para ir à pesca!

Álbum de fotos disponível AQUI

A Administração

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *