O 6º Torneio Nacional de Spinning e Corrico de Costa – Luis Vicêncio

No passado domingo dia 26 de Outubro de 2014, o fórum Pesca com Amostras, realizou pelo sexto ano consecutivo o 6º Torneio Nacional de Spinning e Corrico de Costa – Luís Vicêncio, na Costa Atlântica de Portugal, na praia de Buarcos (Cabo Mondego) – Figueira da Foz, distrito de Coimbra. Muito mais que uma simples prova, foi um momento de reunião, de convívio, de camaradagem e de pesca da “Família PCA” e que juntou 30 pescadores que nutrem pela Pesca com amostras uma enorme paixão. É um Torneio aberto a todos, mas é essencialmente um grande momento de festa de todos os membros do fórum Pesca com Amostras.

É um Torneio em que pretendemos também homenagear e perpetuar a figura de um grande Homem e Pescador, que infelizmente já não se encontra entre nós: O Luís Vicêncio. Ao longo destes anos temos incutido com lucidez, mas também com perseverança, novos conceitos e novas atitudes nos pescadores e no acto de pescar. É assim que nesta prova pioneira e única no panorama da pesca com amostras em Portugal, todos os exemplares capturados são imediatamente libertados após medição e fotografia. Desde sempre nos empenhamos em incutir a todos os que connosco convivem diariamente, conceitos básicos de sustentabilidade das espécies, de preservação e de respeito pela natureza.

É com este espírito franco e aberto que se consolidam amizades, se discutem novas técnicas, se conquistam novas atitudes na pesca, em suma, se entra neste conceito PCA. É até com orgulho e sobretudo muito gosto que se vê esta “Grande Família PCA” crescer dia-a-dia. Entre participantes e familiares estiveram reunidas cerca de 50 pessoas.

A prova decorreu dentro do esperado e iniciou-se no horário estipulado. Apesar do mau tempo que se fez sentir nos dias anteriores à prova, tivemos um esplêndido dia solarengo, pouco vento e com o mar a ajudar. Parece até que nestes Torneios existe um ajuda divina, que nos permite sempre pescar e com resultados. Após um pequeno briefing inicial, a entrega dos crachás identificadores e as fotos de grupo, os participantes invadiram literalmente a praia de Buarcos (Cabo Mondego), em grupos, na busca do melhor local. Os robalos pouco tempo depois anunciavam-se também aos felizes contemplados. Foram capturados, medidos e fotografados 9 exemplares. Um deles acima da medida de lei.

Ao Afonso Gregório, três capturas (32cm, 39cm, 32cm) uma das quais o maior exemplar com 39cm, capturados entre as 09:00h e as 09:25h conquistando assim o primeiro lugar do 6º Torneio Nacional de Spinning e Corrico de Costa – Luís Vicêncio.

Ao Horácio Amado, o 2º lugar, com duas capturas (29cm, 32cm), entre as 10:00h e as 10:30h.

Ao Cláudio Morais o 3º lugar com uma captura (35cm) pelas 10:05h.

Ao José Simões o 4º lugar (por sorteio) com uma captura (25cm) pelas 10:40h.

Ao Paulo Antunes o 5º lugar (por sorteio) com uma captura (25cm) pelas 08:10h.

Ao Gonçalo Reis o 6º lugar (por sorteio) com uma captura (25cm) pelas 09:30h.

Todos os exemplares capturados foram libertados em excelentes condições.

Apesar da insistência e das tentativas diversas ao longo do pesqueiro, o peixe mostrou-se durante um curto espaço de tempo, que coincidiu com a aproximação da mudança de maré. Os exemplares capturados saíram todos com vinis e nenhum com amostras rígidas.

Já com o final da prova a aproximar-se a passos largos, era tempo de nos juntarmos na conversa, nas partidas e na brincadeira entre amigos e rumarmos para o Almoço de Confraternização que nos esperava pelas 13:00h no restaurante Teimoso em Buarcos. Bem instalados e após um belo repasto, muito bom ambiente e confraternização, deu-se início pelas 16:00h à Cerimónia de Entrega de Prémios, que contemplou com fantásticos prémios para os primeiros 6 classificados, bem como todos os outros participantes, que como prémio de participação levaram consigo amostras, vinis e ainda um boné e um gorro PCA.

Foi muito fácil perceber o que sentia cada participante no final do 6º Torneio Nacional de Spinning e Corrico de Costa – Luís Vicêncio, …bastava olhar para os seus sorrisos de contentamento e de satisfação e pedindo…que venha já o próximo.

E virá!

Este e muitos outros eventos que o fórum Pesca com Amostras, continua e continuará a organizar ao longo do ano, tanto nas águas interiores, como no mar.

Álbum de fotos disponível no Facebook do Pesca Com Amostras

A Administração

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *