O 7º Torneio Nacional de Spinning e Corrico de Costa – Luis Vicêncio

Foi no passado dia 22 de Maio de 2016 que uma vez mais o fórum Pesca com Amostras realizou o seu Toneiro Nacional de Spinning e Corrico de Costa – Luis Vicêncio, que já vai na sétima edição. Este ano a prova teve lugar na praia de Buarcos na Figueira da Foz, um local de excelência na captura ao rei da nossa costa, o robalo. À semelhança das edições anteriores, este foi um momento de reunião, de convívio, de camaradagem e de pesca da “Família PCA” onde 43 pescadores se juntaram graças a um gosto e paixão em comum – a pesca com amostras. É um Torneio aberto a todos, mas é essencialmente um grande momento de festa de todos os membros do fórum Pesca com Amostras.

Mais do que um torneio de carácter competitivo, é um Torneio onde pretendemos homenagear e perpetuar a figura de um grande Homem e Pescador, que infelizmente já não se encontra entre nós: O Luís Vicêncio. Ao longo destes anos temos incutido com lucidez, mas também com perseverança, novos conceitos e novas atitudes nos pescadores e no acto de pescar. É assim que nesta prova pioneira e única no panorama da pesca com amostras em Portugal, todos os exemplares capturados são imediatamente libertados após medição e fotografia. Desde sempre nos empenhamos em incutir a todos os que connosco convivem diariamente, conceitos básicos de sustentabilidade das espécies, de preservação e de respeito pela natureza.

É com este espírito franco e aberto que se consolidam amizades, se discutem novas técnicas, se conquistam novas atitudes na pesca, em suma, se entra neste conceito PCA. É até com orgulho e sobretudo muito gosto que se vê que esta “Grande Família PCA” ainda se mantém unida e viva, com o passar do tempo. Entre participantes e familiares estiveram reunidas 51 pessoas. As previsões na véspera apontavam para um mar forte, algum vento e período de onda de 10s. Mas devido às características únicas do local o mar grande afinal não era assim tão grande e acabou por não desmoralizar os pescadores que se deslocaram para o local oriundos de todo o País.

A prova em si foi desde o início bem organizada e coordenada, e quando assim é não há grande margem para falhar. O horário estipulado poucos deslizes teve, desde o momento inicial de convívio e fraternização, à entrega dos identificadores, o briefing inicial indicando quais as regras e esclarecimentos de dúvidas que pudessem existir, houve tempo para tudo. Pouco tempo tiveram os robalos para acordar, pois logo no inicio deram o ar da sua graça e nos primeiros 30 minutos já havia rumores de capturas – que se vieram a confirmar. Este foi um ano de excelência, contabilizando-se um total de 16 capturas – 15 robalos e 1 choco – tendo sido assim estabelecido um recorde no número de capturas. Destaque ainda para o facto destas 16 capturas, 6 ultrapassaram os 40 centímetros tratando-se de robalos de bom porte, principalmente a nível desportivo.

Todas as capturas foram libertadas em perfeitas condições, em forma de respeito pela natureza e como meio educativo de preservação da espécie. No final do torneio houve o habitual almoço de convívio onde a troca de histórias e experiências era o tópico geral. O momento alto foi a entrega de prémios onde todos os participantes tiveram direito a uma lembrança, como tem sido regra – ninguém vai embora sem uma recordação deste dia. A Administração agradece reconhecidamente a todos os patrocinadores pela confiança e pelo apoio que deram ao 7º Torneio Nacional de Spinning e Corrico de Costa – Luís Vicêncio. É também a demonstração pública de toda a confiança no Pesca com Amostras que desde há vários anos realiza este e outros eventos.

De realçar também o apoio e entusiasmo demonstrado pelos participantes aquando a notícia que o fórum passaria a partir desse dia ser gratuito novamente, isto só foi possível graças à colaboração de todos os presentes, este será o caminho a seguir. Desta forma convidamos todos os leitores que tenham interesse, curiosidade ou que apenas procurem um grupo de pescadores com amostras a visitar o fórum Pesca com Amostras em http://www.pescacomamostras.com/forum/

Um bem haja a todos e esperamos por vós no 8º Torneio Nacional de Spinning e Corrico de Costa – Luís Vicêncio

Álbum de fotos disponível no Facebook do Pesca Com Amostras

A Administração

Facebooktwittergoogle_plus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *