O 8º Torneio Nacional de Spinning e Corrico de Costa – Luis Vicêncio

No passado dia 11 de Junho o fórum PescaComAmostras realizou a oitava edição do seu Torneio Nacional de Spinning e Corrico de Costa – Luis Vicêncio. À semelhança da prova realizada no ano passado, a prova teve lugar na Praia de Buarcos na Figueira da Foz, um local com excelentes condições para a prática deste desporto para além da boa localização geográfica.

O Torneio foi aberto a todos que quiseram participar fazendo ou não parte do fórum Pesca com Amostras e a adesão não podia ter sido melhor. As inscrições de 85 pescadores iniciantes, intermédios e “veteranos” rebentaram todas as escalas e previsões iniciais, estabelecendo assim um recorde de participações. Foi acima de tudo um momento de convívio e camaradagem, onde para além de ser um evento com carácter desportivo e competitivo, pretendeu-se homenagear o nome de um grande Homem que deu origem a tudo isto que hoje é o PescaComAmostras e infelizmente já não se encontra entre nós: Luís Vicêncio.

Uma prova única e pioneira no panorama da pesca com amostras em Portugal, onde todos os exemplares capturados são medidos e fotografados sendo logo de seguida libertados em condições de sobrevivência. Procura-se sempre transmitir conceitos básicos de sustentabilidade das espécies, de preservação e respeito pela natureza através deste desporto que liga tantas pessoas e gerações.

Na véspera do grande dia, todas as previsões apontavam para um dia sofrível com ventos fortes vindos de Norte, mar grande de 3 metros e um período incerto de 14 segundos. Ainda assim, as características únicas do local acabaram por conseguir segurar um pouco a força do mar e permitir que as amostras fossem para dentro de água. O estado do mar é das poucas coisas que é impossível controlar pela organização, já que tudo o resto esteve desde cedo bem alinhado e com pouca margem para falhar. Antes da prova iniciar, foi feito um briefing aos 79 pescadores que marcaram presença vindos de todo o País alertando para o estado do mar, conselhos de segurança e recomendações.

Pouco a pouco, os grupos foram-se espalhando pelos quase 4 km de praia requisitados à Capitania da Figueira da Foz para o evento. Como era de prever, o mar estava incerto e instável, antevia-se uma prova dura. Ao fim de cerca de 1 hora de prova, surge a primeira captura e de bom porte. De outras zonas surgiam alguns rumores de capturas mais pequenas, um bom sinal indicando que apesar do estado do mar ainda assim o peixe marcou presença. No final da prova, contabilizaram-se 5 capturas distribuídas por 4 pescadores felizardos, com tamanhos desde os 34 cm até aos 64 cm. Todas as capturas foram libertadas em perfeitas condições depois de fotografados e registados, em forma de respeito pela natureza e como meio educativo de preservação da espécie.

Terminado o torneio veio o habitual almoço de confraternização onde as histórias e experiências iam sendo partilhadas pelos participantes. Mesmo sendo um dia duro de mar forte, o bom humor e disposição eram bem visíveis. Antes da entrega de prémios, o momento alto do dia, partilhou-se com todos um belissimo bolo feito especialmente para a ocasião assinalada este ano: os 10 anos de existência do PescaComAmostras. Um marco assim não poderia deixar de ser celebrado!

Aquando a entrega de prémios, a regra habitual foi aplicada – ninguém vai embora sem uma lembrança – e um a um, os nomes dos pescadores que marcaram presença foram sendo chamados. Os quatro pescadores que conseguiram fazer capturas preencheram os 4 primeiros lugares e um pequeno destaque para o primeiro lugar que com as duras condições que tinhamos pela frente fez uma bela prova com 2 robalos de 55cm e 64cm!

É sempre de bom tom realçar o nosso grande agradecimento às entidades, lojas e marcas que patrocinaram e apoiaram este evento, uma vez que sem esse apoio não seria a mesma coisa. A todos, o nosso muito obrigado e esperamos para o ano poder contar novamente convosco!

Convidamos ainda todos os leitores a passarem pelo site do PescaComAmostras e pelo Fórum em http://www.pescacomamostras.com/forum/ para nos fazerem uma visita e juntarem-se a esta grande família!

Álbum de fotos disponível AQUI

A Administração

Facebooktwittergoogle_plus

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *