Outubro 2015

Aos verdes do norte
por Nuno Ribeiro» 02 out 2015, 20:03

Como já neste espaço o disse, neste momento encontro-me na Escócia. Um país muito bonito e repleno de lagos e rios de enorme potencial. As espécies presentes são os mais variados salmonídeos, desde trutas e salmões aos salvelinos e tímalos, lúcios, lúcio-percas, percas europeias etc etc. Tem um problema enorme: a gestão das águas. Difere do resto no Reino Unido, na medida em que praticamente todos os lagos e rios são concessionados. Muitos deles só emitem licenças aos pescadores da associação que a gere e as que as abrem ao público pedem preços exorbitantes. Em muitos lagos, para pescar 1 dia a licença para “coarse fishing” (basicamente tudo o que não seja salmonídeos) custa de 15 a 20 libras, demasiado para o meu orçamento (a somar a isto há as deslocações em transportes públicos que são igualmente caras). Se falarmos de licenças para salmonídeos então ainda é pior… Em quase metade dos lagos cometem verdadeiras atrocidades… fazem deles “pesqueiros de trutas” com repovoamentos periódicos de trutas arco-íris. Nestes lagos há normalmente bons lúcios, mas nem permitem a pesca destes. Há ainda outro problema para mim, muitas águas são “exclusivas” para pesca à pluma, muito mais difundida nestas águas do que no nosso Portugal. Tudo isto se resume em intermináveis horas de pesquisa online por um pesqueiro acessível quer economicamente, quer com condições para fazer uns peixes e que permita a pesca com amostras. O meu objectivo nesta primeira fase são os Pikes. Depois de muito buscar, arranjei um local… um canal feito pelo homem já há umas centenas de anos e que liga Edimburgo e Glasgow. Não é o ideal para peixes de boas dimensões até porque pelos vistos por aqui também proliferam rapadores, mas existe por lá um ou outro. Passando então à acção de pesca: felizmente estou a fazer um curso com mais amantes dos peixinhos, e colegas não me vão faltar nestas incursões. Combinado o dia, lá seguimos de autocarro para o tal canal. A expectativa era enorme, na noite anterior parecia um miúdo na primeira vez que vai à pesca. O lúcio é para mim um peixe completamente desconhecido… nunca até então tinha tentado a sua pesca.

WP 20150926 15 22 38 Pro

Chegados ao local depois de uma boa caminhada, as condições eram promissoras… dia ameno, céu encoberto, água aberta mas de tonalidade escura e um canal repleto de bons esconderijos para o peixe.

12050904 1016054948446256 159743625 o

Eu e o meu colega Ben, um alemão que todos os Verões vai sozinho para os Açores acampar só com intuito de pescar.

WP 20150926 14 37 40 Pro

Montadas as canas com os respectivos terminais de aço lá começamos a eito a bater tudo quanto é cantinho. Ora com amostras rígidas, ora com swimbaits de vinil. Não demorou muito até eu ter o primeiro ataque… um peixe pequeno atrevido que me deixou um belo rasgão como marca num shaker. Continuamos a avançar e um ou outro ataque iam sucedendo. Depois de passar à frente um dos locais desses ataques, decidi voltar atrás e insistir no local em questão com um shaker e um cabeçote de 14gr homemade…foi uma questão de poucos lançamentos até ter um ataque franco e ter um peixe ferrado na outra ponta da linha. Não cabia em mim de contente por ter o primeiro lúcio ferrado. Lá tirei o peixe da água com o grip e depressa me passou a alegria… vi logo que teria de sacrificar aquele peixe, ficou ferrado em 2 arcos branquiais e estava a esvair-se em sangue. Que misto de sensações…

12041555 1016052705113147 1278347649 o

Não é um mostro, mas é o meu primeiro lúcio… Bem, a pesca continuou… mas sem aviso prévio os ataques cessaram. Houve tempo para a paragem para almoço e caminho de regresso… no regresso, debaixo de uma ponte, tive o privilégio de ver um lúcio perseguir um swimbait rígido… pouco depois, o mesmo atacou-me um BM90 e deixou-o desfeito… Um pouco mais à frente foi a vez do meu colega se estrear com um mini-lúcio escocês com um padrão lindíssimo…

nuno ribeiro lucio

Este teve direito à devida libertação!
Com este peixinho demos por encerrada a jornada… A repetição vai ser feita este domingo.

Material:
Cana: Ron Thompson Tyran 2,6m 20-60gr
Carreto: Shimano Rarenium 4000
Linha: Power pro 20 lb + terminal aço
amostra: Lunker city shaker 4,5 + cabeçote caseiro

Facebooktwittergoogle_plus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *