Setembro 2011

Pesca à Camões

por Nuno Ribeiro » 08 set 2011, 21:32

Boas! Hoje tive uma noite terrível com insónias, acordei por volta das 3h e eram 5h e eu a ver as horas passar… pensei para mim: levanta mas é o rabo da cama e vai pescar que aqui não fazes nada! E assim fiz, levantei-me, chichi matinal, pequeno almoço e pego no pc para ver as condições e decidir o que fazer. Pouco vento, água do mar a 19ºC, maré porreira a acabar de vazar mas o mar um pouco grande demais para pescar na praia… no entanto, com esta temperatura de água tinha de investir na água salgada! E assim fiz, decidi-me por uma pesca de estuário.  Preparei o material e siga…

Cheguei ao pesqueiro com um nevoeiro que fazia cada fio de cabelo ficar repleto de pequenas gotículas, impossibilitando a visão a mais de 20 metros. O cantinho que tem mais “pinta” já estava ocupado pelo pessoal da pesca à dourada a guardar lugar à espera que elas passem e então coloquei-me um pouco ao lado da confusão e lá desci as pedras, acompanhado da menina dos meus olhos (a minha major craft), para o meu retiro!

A água ainda corria em direcção ao mar com alguma força e portanto comecei a pesca por vinis devidamente acondicionados em cabeçotes pesados a condizer com as condições. Uma hora mais tarde passada entre mudanças de vinis e acabo por perder um e toda a baixada… mudo a baixada, coloco novo clip e, como a maré já corria menos, coloquei a minha amostra camões style (sem um olho) na esperança que esta por ter menos um olho tenha um olhar menos ameaçador para os robalos.

nuno ribeiro robalo 1

Meia dúzia de lançamentos, um puxão na cana e uma linda melodia ecoa pelo nevoeiro fora ZZZZZZZZZZZZZZZZZZ! Um bom puxão inicial que deixava antever um peixe com tamanho… puxão para aqui, puxão para ali e com calma lá encalhei o peixinho. Pensava que fosse maior mas a desilusão não se apoderou de mim vistos os tempos que correm…

nuno ribeiro robalo 2

Mediu 44cm

A pesca continuou, a maré virou mas o peixe não mais colaborou… valeu a pena acordar pela luta e prazer proporcionados, obrigado caro robalo! Agora ao fim do dia num passeio pela marginal ainda ouvi uns rumores de 2 peixes de porte tirados hoje de manhã com isco vivo e deixou-me de água na boca para lá ir novamente amanhã…se o meu braço que hoje ficou mal tratado assim o permitir.

Material:
Cana: Major Craft Zaltz sea bass 9’6 MH
Carreto: Shimano Rarenium 4000
Fio: Power pro 0,19
Baixo: Seaguar Ace 0,37
Amostra: Lucky Craft Flashminnow 130  “Camões”

Facebooktwittergoogle_plus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *