Assim se discute no fórum:
” -Muito se exige de um carreto para spinning apeado: fiabilidade, leveza, boa recuperação de linha e drag….Drag???… mas alguns nem querem saber disso e usam back reeling. O que considero é que na escolha de um carreto para pesca apeada ao Robalo na nossa costa, cometem-se exageros na escolha da capacidade do drag. Um Daiwa Saltiga 4000 têm SÓ 22kg de drag …. e não é por isso que reboca peixes de 50 ou mais quilos…
“-Não sendo um especialista nesta questão tenho já pensado muito sobre a mesma e chego à conclusão que se utilizarmos um fio normal com uma carga de ruptura que ronde os 9 kilos e se pensarmos que fechamos o drag até aos 2 kilos ou mesmo 1 kilo e meio chega e sobra um drag de 4 kilos para o nosso spining apeado. A não ser que queiramos levantar um peixe em peso de 5 ou 6 kilos, o que não me parece aconselhável fazer para a maioria das nossas canas. A maior parte de nós arrasta o peixe até lhe poder colocar o grip ou mão. Venham agora as opiniões de quem sabe.”
“-Então, tendo em conta que F = m.a, para um drag de 9 KgF, a massa máxima do peixe seria de 0.92 Kg?? Sem contar com a transferência de força\peso para a cana\pescador… Não faz grande sentido… isso não é nada… ou então eu estou a perceber mal…”
“-Não é bem bem assim… Quando referes 9KgF, penso que estás a confundir ou referir-te a Newtons, enquanto que eu falo de 9Kg, em Newtons seriam qualquer coisa como 88,25N. A massa do peixe ser 0,92Kg, também não é assim linear, porque não é um objecto e muito menos inanimado – para nossa felicidade.”
“-Na minha ideia e experiência a um drag totalmente fechado corresponde a capacidade máxima do carreto. Para o back reeling funcionar precisamos ou de um drag muito elevado, tipo 10 kgs, ou de uma bobine travada, sem drag, como eu fazia com os meus Mitchell 306 que tinham um drag de quilo ou pouco mais. Era impossível com aquele drag parar um comboio tipo um serra de 12 quilos a correr desalmadamente. A solução foi abdicar do drag, trancar a bobine e habituar-me ao back reeling, confiando na capacidade de linha do carreto. As coisas ficavam complicadas quando via demasiada linha a sair e pouca a recuperar. Mas lá fui aprendendo e nunca fiquei sem linha…
… e este tópico continua de forma empolgante no fórum… Não perca!
A Administração.