por Miguel Pereira » 30 Abr 2013, 23:23
Boas! Confesso…já tinha saudades do meu rio! Passado todo este tempo voltei ao “meu” rio” e ás “minhas” trutas! Senti que o rio me tinha marcado “faltas injustificadas”, mas de quando em vez a vida prega-nos algumas partidas que nos fazem esmorecer, verdadeiras entras a pés juntos directas aos joelhos e tive também pelo meio a experiência de pescar no rio Vez…pelo que com muito esforço lá me entendi com ele!
No sábado, fiz-me ao rio ao final da tarde… qualquer pescador de trutas tem um gosto especial por pescar nesta altura do dia! E com as temperaturas altas que se fizeram sentir durante a semana as expectativas eram altas. Mas nem tudo é como nós queremos, fomos presentados com um ar frio durante este fim-de-semana, que se tornava até incomodativo! Mas no abrigo do arvoredo o sol era quente, e a água não estava muito fria!
E a comissão de boas vindas que tive, foi um espectáculo maravilhoso, num pequeno açude vejo muito mosquito em posturas no rio, passados segundos uma truta a mosquear….e assim consecutivamente! Um espectáculo lindo de se ver…apreciei-o durante uns minutos,enquanto as tentava enganar com outro “repasto”…
Com a minha calma fui lançando para as sombras na margem oposta, sempre com a sensação que é naquele lançamento que algo nos vai surpreender! Depois de muito andar, e numas correntes mais fortes, consegui uma pequena truta, que prontamente devolvi ao seu habitat!Nuns lançamentos seguintes, e também numa corrente mais forte tiro uma, dona de uma energia própria de uma verdadeira autóctone, que ao segundo salto fora de água automaticamente se descravou. E à terceira foi de vez… consegui fotografar convenientemente uma das minhas amigas!
Já era tarde…hora de dar por terminada a pescaria! Domingo pela manha, tinha um encontro de pescadores de trutas marcado em Cambra, na sempre excelente companhia de boa gente! Foi lançado o repto de deixar aquela zona do Alfusqueiro em repouso, algo que eu aceitei prontamente! Fomos até uma das recentes descobertas de um amigo meu…mais um local maravilhoso!
Fomos lançando, batendo as correntes o mais distante possível devido a clareza da água, mas acima de tudo fomos conversando, partilhando aventuras e descobertas desta época, desfrutando do momento e da paisagem maravilhosa! Trutas? Só uma…que na hora da foto saltou-me das mãos…
Mudamos de local e aí tive a adrenalina elevada ao máximo! Num poço profundo, com uma corrente constante, depois de alguns lançamentos tenho um pequeno toque…mas de uma grande truta! Comento com o meu colega que havia vida por aqueles lados….insisti no mesmo local.
Passados mais uns 20 lançamentos, e a passar no mesmo local vejo um vulto a sair do fundo e a nadar em direcção a amostra! Era desta…cravei-a!!! Mas numa reviravolta inesperada e estando eu a uns 4 metros de altura, descravou….era uma truta linda, com um lombo invejável, seguramente truta para mais de kilo….fica para a próxima!
Regressamos para um almoço ao ar livre de Vitela de Lafões e de Cabrito assado… Deu bem para esquecer a perdida do dia…e repor as energias! Posta a conversa em dia,sobretudo sobre o futuro da pesca no concelho de Vouzela, lembrei-me de ir a um local para uma pesca rápida….1 hora no máximo!
E em boa hora o fizemos… Fiz uma boa captura…de cores espectaculares! Talvez a mais bonita da época….pelo menos para já!
Nada mais havia a fazer… o domingo já estava no seu final!
Foi bom regressar a “casa”….
Abraço
Ficha Técnica:
Cana: Grauvell Carbospin 140 3-20
Carreto: Mitchell Avocet 1000pf
Linha: Fendreel 0,145
Amostra: Comet nº 1 dourada com pintas azuis; agila nº1 cobre pintas pretas