por Nuno Ribeiro » 08 set 2011, 21:32
Boas! Hoje tive uma noite terrível com insónias, acordei por volta das 3h e eram 5h e eu a ver as horas passar… pensei para mim: levanta mas é o rabo da cama e vai pescar que aqui não fazes nada! E assim fiz, levantei-me, chichi matinal, pequeno almoço e pego no pc para ver as condições e decidir o que fazer. Pouco vento, água do mar a 19ºC, maré porreira a acabar de vazar mas o mar um pouco grande demais para pescar na praia… no entanto, com esta temperatura de água tinha de investir na água salgada! E assim fiz, decidi-me por uma pesca de estuário. Preparei o material e siga…
Cheguei ao pesqueiro com um nevoeiro que fazia cada fio de cabelo ficar repleto de pequenas gotículas, impossibilitando a visão a mais de 20 metros. O cantinho que tem mais “pinta” já estava ocupado pelo pessoal da pesca à dourada a guardar lugar à espera que elas passem e então coloquei-me um pouco ao lado da confusão e lá desci as pedras, acompanhado da menina dos meus olhos (a minha major craft), para o meu retiro!
A água ainda corria em direcção ao mar com alguma força e portanto comecei a pesca por vinis devidamente acondicionados em cabeçotes pesados a condizer com as condições. Uma hora mais tarde passada entre mudanças de vinis e acabo por perder um e toda a baixada… mudo a baixada, coloco novo clip e, como a maré já corria menos, coloquei a minha amostra camões style (sem um olho) na esperança que esta por ter menos um olho tenha um olhar menos ameaçador para os robalos.
Meia dúzia de lançamentos, um puxão na cana e uma linda melodia ecoa pelo nevoeiro fora ZZZZZZZZZZZZZZZZZZ! Um bom puxão inicial que deixava antever um peixe com tamanho… puxão para aqui, puxão para ali e com calma lá encalhei o peixinho. Pensava que fosse maior mas a desilusão não se apoderou de mim vistos os tempos que correm…
Mediu 44cm
A pesca continuou, a maré virou mas o peixe não mais colaborou… valeu a pena acordar pela luta e prazer proporcionados, obrigado caro robalo! Agora ao fim do dia num passeio pela marginal ainda ouvi uns rumores de 2 peixes de porte tirados hoje de manhã com isco vivo e deixou-me de água na boca para lá ir novamente amanhã…se o meu braço que hoje ficou mal tratado assim o permitir.
Material:
Cana: Major Craft Zaltz sea bass 9’6 MH
Carreto: Shimano Rarenium 4000
Fio: Power pro 0,19
Baixo: Seaguar Ace 0,37
Amostra: Lucky Craft Flashminnow 130 “Camões”